Blog da Leardi

CRECI: qual a sua real importância?

  • 04/02/2022

Quando falamos em mercado imobiliário, logo pensamos nos corretores de imóveis, o que nos leva a um ponto muito importante: o CRECI.

CRECI, sigla para Conselho Regional de Corretores de Imóveis, é a regulamentação da profissão, e para exercê-la legalmente, é necessário estar registrado pelo conselho regional. 

O conselho tem a função de fiscalizar a atuação dos profissionais da área, supervisionando se estão seguindo as normas de cunho profissional, divididas em Responsabilidade Civil, Penal e Disciplinar. 


O profissional de Corretagem

A profissão Corretor é regulamentada pela Lei Federal 6.530, criada em 12 de maio de 1978, tendo cunho administrativo, operacional e financeiro. 

Um corretor tem como objetivo auxiliar clientes a encontrar um imóvel dentro do que estão procurando, sendo assim o responsável por intermediar negociações entre comprador e vendedor. 

Vale ressaltar que o registro de imóveis para venda ou locação, só pode ser feito por corretores autorizados pelo conselho. E por esse motivo, é de extrema importância que saibam como conduzir as situações legais para que não ocorram danos a nenhuma das partes.

Existem diversos CRECIs pelo país e todos estão estabelecidos por lei para garantir que o corretor execute o seu trabalho de forma correta e legal perante a Constituição Brasileira.

Portanto, o profissional que possuir o registro CRECI, está legalmente autorizado a intermediar transações imobiliárias.


Quais são as etapas para tirar a certificação do CRECI?


  • Formação em TTI 

O primeiro passo é se matricular em um Curso Técnico de Transações Imobiliárias (TTI), em uma instituição que esteja credenciada pelo CEE (Conselho Estadual de Educação) e aprovada pelo CRECI/COFECI do Estado. 

O curso tem duração mínima de 6 meses e aborda assuntos sobre direito e legislação, ética profissional, economia, mercado imobiliário, finanças, projetos arquitetônicos, língua portuguesa e muito mais.

Para se matricular é preciso ter mais de 18 anos e possuir o ensino médio completo, além dos documentos em situação regular.


  • Estágio Supervisionado

Feito isso, o próximo passo é realização do estágio profissional, etapa obrigatória para sua formação. O estágio supervisionado poderá ser feito junto a um corretor autônomo ou uma imobiliária.

É importante procurar por empresas que tenham reconhecimento no mercado imobiliário, para que possam contribuir positivamente para sua formação.

Também é necessário solicitar a carteira de estagiário, para isso você deverá preencher o formulário de requisição no site do CRECI.


  • Solicitação do Diploma e CRECI

Após a realização do estágio e a aprovação nas disciplinas dispostas, você poderá solicitar o seu diploma de técnico em transações imobiliárias. E em seguida, solicitar o registro oficial no CRECI.

A solicitação da carteira definitiva do CRECI deve ser feita através do site crecisp.gov.br e protocolada na delegacia mais próxima da sua residência. 


Com todos os documentos em mãos, você está apto para atuar como corretor de imóveis e atuar profissionalmente no mercado imobiliário. 

Seja de forma autônoma ou em uma empresa na área, possuir a certificação do CRECI faz com que você tenha credibilidade, contribuindo para uma carreira de sucesso

Para saber mais sobre essa profissão promissora, preparamos outro conteúdo completo para você sobre as vantagens em ser um corretor de imóveis



Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail